A NETWORK INTELIGÊNCIA CORPORATIVA (Network IC) evoluiu da Network Consultores Associados obedecendo às tendências de um mercado globalizado...
Nosso enfoque multidisciplinar é a chave para soluções abrangentes, inovadoras e de pronta resposta às necessidades de nossos clientes, dos mais básicos aos mais complexos...
É o processo que determina a valoração e ponderação dos fatores de risco, sendo os resultados confrontados com julgamentos, padrões e critérios...
 




Enfoque Empresarial » Planejamento e implantação

Enfoque Empresarial


 

Planejamento e Implantação de Sistemas de Segurança Corporativos


Avaliação de Riscos

Processo que determina a valoração e ponderação dos fatores de risco, tem seus resultados confrontados com julgamentos, padrões e critérios, com o objetivo de verificar se as medidas de segurança propostas são adequadas. É a base para elaboração do planejamento de Segurança Corporativa.

A Avaliação de Riscos é antecedida por uma Análise de Riscos, compreendendo a determinação de ameaças, vulnerabilidades, impactos e suas probabilidades. Sua interação resulta no Grau de Risco, que exprime o nível de exposição de um determinado setor, segmento ou processo aos fatores adversos considerados.

Nesta fase, é extremamente importante para o levantamento das ameaças e das probabilidades, a análise do histórico de segurança ou do registro de incidentes da empresa, caso existam, que deverão ser organizados e interpretados de acordo com a metodologia adotada.

Na Avaliação de Riscos predomina o enfoque sistêmico, que considera o todo e suas partes como sistema e subsistemas de segurança. As conclusões da Avaliação definem, além do grau de risco em cada um dos setores avaliados, as medidas propostas para sua redução ou neutralização.

As atividades acima requerem consultores especializados e têm como principais objetivos as áreas essenciais da empresa, nas quais as deficiências do sistema de segurança podem gerar fatos ou situações indesejáveis, de maior ou menor gravidade. Vão desde prejuízos materiais até o comprometimento da imagem de governança corporativa da organização.


Plano de Segurança Empresarial (PSE)

Documento calcado na Avaliação de Riscos, formaliza o conjunto de normas e procedimentos que padronizarão a conduta em todos os níveis da empresa. O PSE integra a segurança dos segmentos de Pessoal, Documentação e Material, Comunicações, Sistemas de Dados, Áreas e Instalações e Meio-Ambiente.

O PSE pode ser elaborado para qualquer tipo de organização empresarial ou instalação, não importando o tipo de operação, sistema ou processo nela operacionalizados.

No caso de instalações portuárias, objetivando atender ao International Ship and Port Facility Security Code (ISPS Code), a Network IC desenvolve um PSE de acordo com as determinações contidas no referido documento e as emanadas da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS), órgão subordinado ao Ministério da Justiça.



No atendimento a seus clientes, a Empresa desenvolve rotineiramente as seguintes atividades:

» Inteligência Empresarial
» Planejamento e Implantação de Sistemas de Segurança Corporativa
» Supervisão e Controle das Atividades de Segurança Corporativa


Enfoque Empresarial » Planejamento e implantação